Bombeiro Cidadão

Em 2006 o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá implanta o Projeto Bombeiro Cidadão, sob a responsabilidade, execução e coordenação dos bombeiros militares, juntamente com demais técnicos da área social, convidados e voluntários, unindo forças para a concretização das atividades sociais aos jovens amapaenses.

O cronograma do projeto envolve noções de prevenção e combate a incêndio, técnicas de salvamento, higiene e primeiros socorros, instrução militar, prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental e de trânsito, cultura e arte, esporte e lazer, educação para a cidadania e demais necessidades sociais.

O projeto visa atender adolescentes de 14 a 16 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social, devidamente matriculados na rede pública de ensino, residentes nos municípios de Santana, Oiapoque, Vitória do Jari, Laranja do Jari e Macapá, nas regiões da Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul da cidade, três vezes por semana aonde os adolescentes são atendidos de forma direta e indireta em seu grupo familiar por meio das ações assistenciais.

Este projeto visa garantir a esses adolescentes de baixa renda um espaço de promoção de atividades socioeducativas, possibilitando a percepção de novos valores que venham contribuir com mudanças significativas no desenvolvimento intelectual, ético, moral e social, numa perspectiva de exercício de cidadania e crescimento pessoal e profissional.