Colégio Militar

CONHEÇA O ESCOLA MILITAR

ESCOLA MILITAR ESTADUAL DE GESTÃO COMPARTILHADA PROFESSORA RISALVA FREITAS DO AMARAL (EMEGC-PRFA), está localizada na Avenida Cecília Vicente da Paixão, s/n, bairro Pantanal, Zona Norte de Macapá. O nome da escola é uma justa homenagem à professora, escritora e poetisa Risalva Freitas do Amaral, aquela que dedicou sua vida ao magistério.

Inaugurada no dia 07 de fevereiro de 2014, e criada através do ato nº 1798/2004-GEA, a mesma foi resultado de reivindicações da comunidade do bairro pantanal e adjacências, iniciando suas atividades escolares no dia 13 de março do mesmo ano.

Por meio de um Acordo de Cooperação, em 2017, a gestão da EMEGC-PRFA passou a ser compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), contando com uma equipe de bombeiros militares que compõem a Coordenação Disciplinar que contribuem nas atividades desenvolvidas pela Coordenação Pedagógica e Secretaria Escolar.

Desde a sua fundação, até o final do ano de 2019, a EMEGC-PRFA atendeu alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e a Educação de Jovens e adultos (EJA), sendo esta última modalidade extinta, justificada pelo elevado índice de evasão no decorrer dos anos.

Desde a implantação do projeto piloto de Gestão Compartilhada, a escola tem como gestora a Capitã Bombeiro Militar GREYCE CAROLINE DA SILVA DIAS PANTOJA, atual Diretora e Diretor Adjunto o 1° Tenente LUIS FERNANDO E SOUZA SOARES, que contam com uma equipe de bombeiros militares, que compõem a Coordenação Administrativa (CAD), Coordenação Disciplinar (CODIS) e Núcleo de Monitoria, que contribuem nas atividades desenvolvidas pela Coordenação Pedagógica e Secretaria Escolar, apresentando como um de seus principais objetivos o resgate de valores esquecidos pela juventude como civismo e cidadania.

A escola possui atualmente uma equipe de 117 servidores, dentre eles 16 bombeiros militares distribuídos nos turnos da manhã e tarde. TODOS trabalham em prol da DISCIPLINA, REPEITO, HONRA e EDUCAÇÃO.

A instituição possui um corpo discente advindo, em sua maioria, dos bairros Infraero I e II, Pantanal, Novo Horizonte, Renascer I e II, Pacoval, São Lázaro, Brasil Novo, Jardim Felicidade I e II, Perpétuo Socorro e Cidade Nova I e II.

Com o lema “EDUCAR É SALVAR VIDAS”, busca-se fazer educação com base no resgate de valores, tais como: civismo, cidadania, inclusão, além do desenvolvimento de ações que contribuem para mudança da realidade social dos educandos atendidos na instituição.

Por fim, percebe-se a EMEGC-PRFA ao longo dos anos vem construindo uma identidade própria que é fruto da cultura da comunidade do Bairro Pantanal, da trajetória dos profissionais da educação e da experiência dos profissionais da corporação Bombeiro Militar do Estado do Amapá, que trabalham com o intuito de extrair da juventude desta comunidade o que há de melhor. Essa identidade, ainda que recente, já demonstra suas peculiaridades através de uma educação formal, voltado à formação de cidadãos que exerçam a sua cidadania com disciplina, criticidade e autonomia.

Manhã: 06H30 às 12H30

Tarde: 12H30 às 18H30