Grupamentos/GMAF

CONHEÇA O GRUPAMENTO MARÍTIMO E FLUVIAL- GMAF

Criado em 21 de setembro de 2000, o prédio em que se encontra instalado atualmente o 4º GBM tinha como denominação de Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), num período em que os quarteis do CBMAP eram regidos sob a estruturas de batalhões, quando somente em 2005 se transformaram em Companhias.

A 9ª Companhia Independente era uma unidade subordinada ao Comando Operacional Especial do CBMAP, e foi criada através da Lei nº 0901 de 1º de julho de 2005, que dispunha da Organização Básica e fixação de efetivo do CBMAP, sendo que sua atuação era regida pelo decreto nº 2375 de 31 de julho de 2006, que regulamentava o artigo 15, da Lei nº 0901.

No dia 10 de julho de 2013, foi aprovada na Assembleia Legislativa a nova organização do quadro funcional dos militares estaduais do CBMAP e transformou as companhias independentes em grupamentos bombeiros militares, sendo assim a 9ª Cia transformou no 4º GBM.

Por meio do decreto 0346 de 03 de fevereiro de 2021, o 4º GBM transformou-se em Grupamento Marítimo e Fluvial - GMAF. No dia 18 de março de 2023 foi inaugurado o prédio novo do GMAF em novo endereço: AV Serra Rio, s/n CEP: 68911-123 - Distrito de Fazendinha, Macapá- AP.

O GMAF executa atualmente diversas atividades operacionais, como: busca, salvamento, combate a incêndio e resgates; além das atividades de mergulho e prevenção de acidentes aquáticos.

As buscas e salvamentos terrestres compreendem um conjunto de operações em ambiente predominantemente terrestre executada por guarnição de militares definida para esta atividade.

No deslocamento ao local da ocorrência, a guarnição é auxiliada por uma viatura tipo auto busca e salvamento (ABS) e visa atender ocorrências diversas como acidentes de trânsito com vítima presa em ferragens; atendimento pré-hospitalar; compor o trem de socorro; busca em área de selva; deslizamentos; corte de árvores; resgate de vítimas em poço; etc.

A atividade de busca e salvamento aquático é uma modalidade na qual sua atuação é executada por militares integrantes das guarnições de serviço ordinário e/ou sobreaviso (mergulhadores) visando assistir e salvar embarcações, pessoas, bens e etc, que se encontrem em situação de perigo em ambientes aquáticos como rios, lagos e igarapés. Essas atividades podem ser desempenhadas de forma superficial e subaquática.

A busca e salvamento aquático superficial são realizadas por militares com auxílio de voadeiras. Nesse caso, a guarnição efetua uma vistoria superficial na água na tentativa de visualizar a vítima ou o bem sinistrado. Dentro das ações de busca e salvamento subaquático, encontra-se a atividade exclusiva do GMAF, a modalidade de mergulho autônomo de resgate que é realizado por bombeiros militares que possuem o curso de mergulho autônomo (CMAUT).

Esta atividade visa resgatar cadáveres e bens que naufragaram e encontram-se submersos em meio líquido. Essas ocorrências são atendidas em todo território do Estado, ressaltando ainda, que atendemos diversas ocorrências no território do Estado do Pará (com autorização do comandante geral do CBMAP), como por exemplo, os municípios de Breves, Afuá e Gurupá.

O serviço de combate a incêndio é a atividade desempenhada por uma guarnição montada para compor uma auto bomba tanque (ABT). Tem por objetivo combater incêndios urbanos e florestais na área de atuação do GMAF, além de prestar apoio a outras unidades operacionais, quando solicitado.

A prevenção de acidentes aquáticos é outra atividade desempenhada pelo GMAF na qual é exercida através de militares escalados como guarda-vidas nos finais de semana na praia da Fazendinha/Macapá e em outros lugares como clubes e balneários de todo o Estado, quando solicitado por ofício.

Esta atividade é executada com intuito de prevenir e orientar os banhistas sobre a correta utilização de ambientes aquáticos enquanto desfrutam dos mesmos. A unidade atua ainda em ocorrências de apoio a Defesa Civil em desastres como, alagamentos, enchentes e desabamentos.

O GMAF possui atualmente uma viatura tipo ABS e 3 voadeiras de alumínio. Atualmente, o efetivo total do grupamento é 57 militares com cursos em diversas áreas, além de contar com militares de outras unidades que possuem o curso de mergulho. E tem como atual comandante TEN CEL QOCBM ELIZEU LEÃO DA SILVA e subcomandante, MAJ QOCBM LÍVIA REGIANE DOS SANTOS NASCIMENTO.

Atendimento:

Administrativo: 08h às 12h