Grupamentos/5º GBM

CONHEÇA O 5º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR

No dia 19 de maio de 1994, através do Comandante Geral na época, Coronel BM Hugo, foi criado no 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana, o Grupamento de Combate a Incêndio no município, sob o comando do 2º SGT BM QUEIROZ, com a missão de prevenir e debelar incêndios.

Após quatro meses de criação do Grupamento e com o inverno e as constantes chuvas, o aquartelamento não oferecia condições para a acomodação das guarnições de serviço.

Próximo ao 4º Batalhão havia um galpão abandonado, que anteriormente funcionava como fábrica de beneficiamento de arroz e pertencia a CODEASA. Este local foi a oportunidade que encontraram de arrogar sede própria do Corpo de Bombeiros Militar em Santana.

O Grupamento teve que mudar de nome e endereço, passando a se chamar 1º Pel/3ªCIA/BCI/STN, localizado na Av Santana, nº 1815, Bairro Central, com um efetivo de 20 militares.

A partir de 1997, já contávamos com 30 militares e duas viaturas: 01 de combate a incêndio (ABT) e 01 de Busca e Salvamento (ABS). No ano seguinte, recebeu mais 01 viatura de Emergência Médica - ASB.

No dia 05 de abril de 2003, a Unidade passou a se chamar 3ªCIA/BCI/STN, sob comando do TEN BM RÓGERIO ANDRÉ RAMOS, com efetivo de 60 militares.

No dia 10 de agosto de 2005 foi aprovado o novo quadro operacional e a 3ªCIA/BCI/STN passou a se chamar 5ª COMPANHIA INDEPENDENTE DO COMANDO OPERACIONAL DO INTERIOR SANTANA - 5ª CI/COI/STN, comandada na época pelo então, CAP BM ANDRÉ LUIZ BARBOSA COSTA, com efetivo de 68 militares e 04 viaturas.

Em 10 de Julho de 2013, foi aprovada na Assembleia Legislativa a nova Organização do Quadro Funcional do CBMAP e a 5ª Companhia passou a se chamar: 5º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM).

Passaram pelo comando da Unidade: Coronel Almir Avelar Deniur; Coronel Luis Roberto Batista Neri; Coronel Arlete Sandra Claudino Picanço; Coronel André Luiz Barbosa Costa, em uma segunda administração; Coronel Antônio Américo Barbosa Souza; Coronel Márcia Cristiane Santos Corrêa; Coronel Eliezer Menezes de Melo e Coronel Josivan da Silva Assunção.

O 5º Grupamento Bombeiro Militar está sob o comando do senhor Tenente-Coronel QOCBM José Cleidson Barbosa Ramos e Subcomando, o senhor Major QOCBM Wagner Anderson Iub dos Reis do Livramento.

A Unidade atua no município de Santana na direção oeste, comportando o Distrito Industrial até Mazagão (rodovias e ramais); a leste abrangendo o Distrito do Igarapé da Fortaleza, ao sul compreendendo a Ilha de Santana e ao norte finalizando no Distrito do Coração.

Atualmente o efetivo é de 75 militares distribuídos nas seções administrativas e no serviço operacional com foco nas atividades de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar.

Atendimento:

Administrativo: 07h30 às 13h30. Operacional: 24h.

Contato: (96) 3281-1193.

Email: 5gbm@cbm.ap.gov.br