Diretorias/DIOP

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA E OPERAÇÕES – DIOP

Diretoria de Inteligência e Operações é o órgão central do Sistema de Inteligência e Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, responsável pela política de desenvolvimento e emprego operacional, das atividades preventivas e do tratamento da informação. É responsável por estabelecer diretrizes para o emprego operacional do CBMAP, realizando o planejamento de operações para eventos de grande e médio porte, coordenando e orientando atividades operacionais e administrativas que possam trazer reflexos à área operacional ou que dela sejam decorrentes, indispensáveis ao eficiente emprego da Corporação. Compete ainda a coordenação, a supervisão, a fiscalização e o controle das políticas de gestão, desenvolvimento e emprego operacional; aprovar os planos de emprego operacional dos Grupamentos de Bombeiro Militar; avaliar, pesquisar, desenvolver/propor técnicas e equipamentos operacionais; apresentar as diretrizes a serem seguidas pelos grupamentos na criação e execução dos planos de operações em suas respectivas áreas; subsidiar as atividades preventivas e operacionais por meio de produção de conhecimento e ações específicas de inteligência e contrainteligência; bem como manter o registro de armas de fogo institucional e de uso pessoal de todos os bombeiros militares.

A DIOP dispõe da seguinte estrutura organizacional:

I - Divisão de Operações;

II - Divisão de Inteligência;

Sua localização fica nas dependências do Comando Geral do CBMAP.