sábado, 18 de abril de 2020 - 21:32h
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAPÁ ATENDE 1° CASO DE COVID-19
COVID 19

A ocorrência foi gerada esta manhã (18), por volta das 07h00min no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (CIODS) que, após a triagem, constatou que o atendimento era para um caso confirmado de COVID-19. Foi um senhor de 43 anos, diabético, residente do Bairro Nova União, no município de Santana que se encontrava com muita falta de ar, fraqueza e dificuldade de andar. A guarnição, munida de indumentária específica para esse tipo de atendimento, realizou o atendimento e transporte do paciente até o Hospital de Emergências de Macapá.

Nesse contexto de incertezas ressalta-se uma boa questão, o surgimento de ações que promoveram a melhoria do serviço, nesse sentido destacam-se: a aquisição de roupas especiais para atender os casos de COVID-19 e protocolo de proteção adotados pelos militares, o que configura em uma postura mais incisiva no sentido da prevenção à contaminações; além disso, como parte da renovação de práticas, a instituição aderiu a novos hábitos de desinfecção da viatura e materiais, isso inclui as roupas específicas utilizadas pelos militares após esses tipos de ocorrências. Essas são formas mais cautelosas de se trabalhar para extinguir o ciclo de contágio desse vírus.

Nossos bombeiros militares estão preparados, e a postos para atender a população. Espera-se que esses tempos de pandemia se encerrem inaugurando o retorno da normalidade, no entanto, os aprendizados ficam e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá estará pronto para atender com práticas renovadas e mais cautelosas para a preservação da vida.

5° GBM / Corpo de Bombeiros Militar do Amapá