quarta, 12 de junho de 2019 - 10:28h
SOLENIDADE
Encerramento e aula inaugural de cursos de aperfeiçoamentos dos quadros especial e combatente
Por: SD BM JAIR
Foto: SD BM EYDER

Aconteceu, ontem, 10 de junho (segunda-feira), pela manhã, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a solenidade de encerramento dos cursos de aperfeiçoamento de oficiais e de habilitação de oficiais da administração e o especial de habilitação de oficiais; além da aula inaugural dos cursos de aperfeiçoamento de sargentos dos quadros especial e combatente.
Os cursos que se encerraram e o que se inicia são de caráter obrigatório para a carreira desses oficiais e praças e tem como objetivo atualizar e ampliar os conhecimentos técnico-profissionais necessários ao exercício das funções próprias do posto e graduação, como também a obtenção do aprimoramento da personalidade e evolução intelectual dos militares desta corporação.
A equipe de instrutores de ambos os cursos é formada por militares e civis capacitados em todas as áreas abrangidas pelas disciplinas. Os mesmos são selecionados pela equipe de coordenação e pela Academia Bombeiro Militar, visando o alto grau de qualidade na formação de militares do CBMAP.
Na oportunidade se formaram 15 (quinze capitães) sob a coordenação do major BM Ramos, totalizando 440 horas/aula e 50 (cinquenta) militares pelo CHEO tendo como coordenador o capitão Reis com a carga horas/aula de 690.
Na data de ontem também teve início o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos dos Quadros Especial e Combatente. No total, 28 bombeiros militares passarão por aproximadamente dois meses de instruções teóricas com o objetivo de capacitá-los a desempenharem funções até à graduação de Subtenente. As aulas ocorrerão nas dependências do SENAC. O curso contará com uma carga horária máxima de 535 h/a e as atividades serão coordenadas pela 1º tenente bm Emmanuelle Ribeiro Santos Gurgel.
Durante a solenidade foram premiados os destaques de cada curso, pelo CAO: a CAP LÍVIA REGIANE DOS SANTOS NASCIMENTO (terceira colocada), o CAP HERALDO BRYAN AGUIAR QUINTAS (segundo colocado) e o CAP MANOEL FELIX DOS SANTOS NETO (primeiro colocado).
Os destaques do CHO: SUB TEN JOSSANA CARLA PINHEIRO MENDONÇA, (terceira colocada), o SUB TEN BIANOR MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR (segundo colocado) e o SUB TEN MARCOS RAMALHO DE OLIVEIRA TENÓRIO (primeiro colocado).
E os três melhores colocados do CEHO: SUB TEN CARLOS AUGUSTO DA LUZ DIAS (terceiro colocado), a SUB TEN ANGÉLICA NOGUEIRA DA SILVA (segunda colocada) e o SUB TEN MARCEL EDMUNDO RODRIGUES DE ARAÚJO (primeiro colocado).
Durante o evento também foram homenageados os instrutores e realizados agradecimentos aos parceiros que colaboraram com a infraestrutura e recursos necessários para a realização dos cursos.
O subtenente bm Anderson Wanzeler declarou que a dinâmica do curso foi bem interessante e desafiadora: “foi um momento de superação, pois tivemos de desempenhar nossas funções nas sessões paralelamente ao curso. Após esses três meses de curso adquirimos mais conhecimento e estamos aptos a sermos oficiais do CBMAP”.
Já para a capitã Greyce Pantoja o curso marca uma nova etapa na carreira militar com mais responsabilidades e voltada para a área de gestão em todas as suas formas a serem aplicadas na corporação. “Gestão de pessoas é muito atual, a administração organizacional ajuda a melhorar o desempenho do recurso humano, de forma a tentar aproveitar as habilidades das pessoas em locais em que se possam aproveitar o conhecimento que já trazem consigo para o CBMAP, com a finalidade de produzir mais facilmente para a instituição”, exemplifica, Greyce, a temática de seu trabalho acadêmico apresentado ao final do curso.
“No caso dos cursos para as praças é um sonho de todo militar desde o ingresso, quando soldado, um dia poder chegar ao oficialato. Esses cursos proporcionaram outro universo, inclusive o manuseio com a espada, que é a arma do oficial. Assim como a ascensão na carreira militar sendo possível por meio desses cursos”, declarou o comandante geral, coronel Wagner Coelho Pereira.
O comandante acrescentou: “durante os cursos os militares se dedicaram a estudar problemas da corporação e apresentaram as devidas soluções. Aproveitaremos o extrato desses trabalhos de forma acadêmica trazendo-os para o meio administrativo. Como por exemplo: um grupo do CAO apresentou uma proposta de melhoria quanto ao emprego operacional dentro da instituição. Então direcionaremos para o setor competente aproveitar o produto do meio acadêmico para a administração da corporação. E, hoje, o CBMAP entrega à sociedade amapaense esses militares e oficiais devidamente capacitados”.

Vejam mais fotos em nossa Galeria

Disponível em: https://www.facebook.com/cbmap/posts/1718434601593085?__tn__=K-R