Grupamentos/5º GBM

CONHEÇA O 5º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR

No dia 19 de maio de 1994, através do Comandante Geral na época, Cel BM Hugo, foi criado no 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana o Grupamento de Combate à Incêndio no município, sob o comando do 2º SGT BM QUEIROZ, com a missão de prevenir e debelar incêndios.

Após quatro meses de criação do grupamento e com o inverno e as constantes chuvas, o aquartelamento não oferecia condições para a acomodação das guarnições de serviços.

Próximo ao 4º Batalhão havia um galpão abandonado, que anteriormente funcionava como fábrica de beneficiamneto de arroz e pertencia a CODEASA. Este local foi  a oportunidade que encontraram para assentar a sede própria do Corpo de Bombeiros de Santana.

O Grupamento teve que mudar de nome e endereço, passando a se chamar 1º Pel/3ªCIA/BCI/STN, localizado na Av Santana, nº 1815, Bairro Central, com um efetivo de 20 militares.

A partir de 19977, já contavámos com 30 militares e duas viaturas: 01 de combate a incêndio (ABT) e 01 de Busca e Salvamento (ABS). No ano seguinte, recebeu mais 01 viatura de Emergência Médica - ASB.

No dia 05 de Abril de 2003 a unidade passou a se chamar 3ªCIA/BCI/STN, sob comando do TEN BM RÓGERIO ANDRPE RAMOS, com efetivo de 60 militares.

No dia 10 de Agostio de 2005 foi aprovado o novo quadro operacional e a 3ªCIA/BCI/STN passou a se chamar 5ª COMPANHIA INDEPENDENTE DO COMANDO OPERACIONAL DO INTERIOR SANTANA - 5ª CI/COI/STN, comandada na época pelo então, CAP BM ANDRÉ LUIZ BARBOSA COSTA, com efetivo de 68 militares e 04 viaturas.

Em 10 de Julho de 2013, foi aprovada na Assembleia Legislativa a nova Organização do Quadro Funcional do CBMAP e a 5ª Companhia passou a se chmar 5º Grupamento Bombeiro Militar.

Passaram pelo comando da unidade: CEL BM ANDRÉ LUIZ, em uma segunda administração; CEL BM ANTÔNIO AMÉRICO BARBOSA SOUSA; CEL BM MÁRCIA CORRÊA.

O 5º Grupamento Bombeiro MIlitar está sob o comando do CORONEL QOCBM JOSIVAN DA SILVA ASSUNÇÃO e subcomando, MAJOR QOCBM MANOEL ELINO NUNES VIANA

A unidade atua no município de Santana, mas em uma área de atendimento que se estende à oeste. passando o Distrito Industrial até Mazagão; à leste pelo Igarapé da Fortaleza e ao norte indo até o Distrito do Coração.

Atualmente o efetivo é de 108 militares distribuídos nas seções da administração e no serviço operacional com foco nas atividades de combate a incêndio, bisca e salvamento e atendimento pré-hospitalar.

Atedimento

Administrativo: