Grupamentos/3º GBM

CONHEÇA O 3º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR

Em 1º de julho de 2005, através da Lei nº 0901, criou-se a 10ª Companhia Independente Comando Operacional Especial - 10ª CI/COE, dividida em 3 pelotões. A companhia funcionaria conjuntamente com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), no edifício localizado na Avenida Vereador José Tupinambá, nº 416, bairro do Laguinho, no município de Macapá-AP. Por isso, a denominação de Comando Operacional Especial, o qual fazia referência ao fato de a unidade ainda estar vinculada à Defesa Civil do Estado, dando-lhe o apoio operacional no que coubesse.

Com a mudança do setor administrativo da CEDEC para o prédio do Comando Geral do CBMAP, iniciou-se o processo de desvinculação da Defesa Civil com a 10ª CI/COE. No decorrer do tempo, ocorreu a ruptura completo de ambas unidades, apesar de a 10ª Companhia ainda permanecer com a classificação de Comando Operacional Especial.

Através da Lei nº 1761, de 10 de julho de 2013, a qual tratava sobre Organização Básica e Fixação do Efetivo do CBMAP, a denominação de 10ª Companhia Independente muda para 3º Grupamento Bombeiro Militar - 3º GBM.

Com o intuito de instalar uma unidade bombeiro militar especializada em questões ambientais, através da alteração da Lei nº 1761/2013 pela Lei nº 1815, de 07 de abril de 2014, o 3º GBM passa a se chamar Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal - GPCIF. Em 2018, com a transferência do GPCIF para o recém inaugurado quartel de Porto Grande, a unidade operacional do Bairro do laguinho voltou a ser denominada 3º GBM.

Hoje, o Grupamento desempenha as atividades de combate e prevenção a incêndios florestais e urbanos (VTR ABT 150) na área fronteiriça entre as zonas central e norteda capital; salvamento (VTR ABS 064), com equipe especializada em corte de árvore que atende solicitações da população e de órgãos públicos, conforme agendamento, assim como situações de perigo iminente à vida e ao patrimônio.

O 3º GBM possui um efetivo de 60 militares entre oficiais e praças, exercendo funções administrativas e operacionais. Está sob comando do Major QOCBM FÁBIO MONTEIRO COELHO e subcomandante, o Capitão QOCBM SALOMAR MORAES DE CARVALHO.

O Grupamento desenvolve suas atividades sempre visando o melhor atendimento à cominidade amapaense, para isso constantemente promove treinamentos e palestras ao efetivo que o compõe, de modo que as técnicas e procedimentos adotados pelo CBMAP sempre sejam executados com excelência.

Administrativo: 08h às 13h

Operacional: 24h