sábado, 19 de outubro de 2019 - 21:16h
COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAPÁ VISITA OBRAS EM ANDAMENTO DE NOVOS QUARTÉIS
Por: Amanda Serrano
Foto: Amanda Serrano

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Wagner Coelho, acompanhado do Sub Comandante Coronel Estácio Janary e de oficiais do CBM/AP, visitou nesta sexta feira (18) as obras em andamento de novos quarteis da corporação.
O objetivo da visita foi verificar como está o andamento das obras e levar ao conhecimento dos oficiais as particularidades de cada quartel que está sendo construído.
A construção desses quarteis é coordenada pela Coordenadoria de Programas e Projetos do CBM/AP, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Publica (SEJUSP), Caixa Econômica Federal e Secretária Nacional de Segurança Publica (SENASP), sendo fruto de uma emenda da bancada federal do Amapá.
Os projetos dos novos quartéis estão em fase de execução de obras e irão incorporar todos os programas de necessidades de espaços, adequação, acondicionamento de materiais e serviços da corporação, com uma arquitetura arrojada e imponente utiliza-se de brises de proteção para insolação e melhor ventilação cruzada priorizando a eficiência energética e peculiaridades do clima regional.
A localização dos quarteis levou em consideração o planejamento estratégico da corporação que busca de forma eficiente e eficaz reduzir o tempo resposta no atendimento das ocorrências.
Um quartel será construído na zona Oeste da cidade, localizado no bairro Marabaixo e terá mais de 1000 m² construídos em um prédio de 2 pavimentos, composto por alojamentos, salas administrativas, saguão para o estacionamento de viaturas, refeitório, sala de instrução, área para manutenção de equipamentos, guarita e uma grande novidade é a área especifica para higienização de ambulâncias, que é uma das primeiras do Brasil que estará dentro das normas preconizadas pelo Ministério da saúde.
Teremos também um quartel localizado no conjunto Macapaba, na zona norte da cidade, contemplando basicamente os mesmos elementos do quartel da zona oeste, estando o quartel da zona norte uma posição estratégica, pois possui população nos arredores estimada em 20 mil pessoas, fazendo-se necessário uma estrutura de apoio, tanto para o conjunto Macapaba quanto para as áreas adjacentes que continuam em constante crescimento.
Além dos 2 quarteis descritos, teremos ainda o Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF), que contará com estacionamento para viaturas aquáticas e terrestres, sala de compressores e toda a estrutura dos demais quarteis. As fachadas têm elementos arquitetônicos fazendo referência ao Tubarão e Golfinho, que são símbolo dos mergulhadores e guarda-vidas.
Localizado no distrito da Fazendinha, as margens do rio Amazonas, em posição estratégica para quartéis que atuam eminentemente nas ocorrências aquáticas, pois facilita o tempo resposta no atendimento dessas demandas, além claro, de ser ponto geográfico estratégico com relação as comunidades ribeirinhas, atendendo assim todo o estado da melhor forma.
E, por último, teremos o píer integrado da segurança pública, que será constituído por um píer em concreto armado, duas guaritas para Bombeiro e Policia Militar, uma rampa em concreto armado, uma rampa metálica articulada e uma balsa flutuante.
Será um espaço físico adequado para a realização de atividades de busca, resgate e socorro de emergência em toda a região banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, tornando-se um local apropriado ao desembarque de vítimas e ancoradouro de embarcações das instituições da segurança pública, diminuindo o tempo resposta no atendimento das ocorrências fluviais.
É o CBM/AP trabalhando para atender a população de forma mais ágil e eficiente.

MAIS FOTOS CLIQUE AQUI